Produção e gestão do conhecimento sobre diversidade linguística

Eixos Temáticos

este eixo aborda questões sobre pesquisa, levantamentos sociolinguísticos, demografia linguística, documentação audiovisual e banco de dados que visem à produção de conhecimento e o uso desse conhecimento para criar ações de valorização e promoção de línguas minoritárias.
Deverão ser discutidos temas como as metodologias para produção de conhecimento, a formação de pesquisadores locais e falantes de línguas minoritárias para condução de pesquisas participativas e a constituição e gestão de acervos.

Mesa 5 - Censos e mapeamentos linguísticos

Ementa: A mesa deve discutir diferentes experiências sobre censos e mapeamentos linguísticos como instrumento produção de conhecimento, valorização e gestão da diversidade linguística. Espera-se que cada participante faça uma reflexão sobre a sua experiência nesse campo, salientando os objetivos e perspectivas teórico-metodológicas empregadas, bem como uma avaliação das dificuldades encontradas em cada contexto.

Convidados

• Yolanda Bodnar – Colômbia
• Rosângela Morello -- IPOL
• Fabiana Del Popolo – CEPAL/CELADE
Coordenador: Denny Moore (Museu Goeldi)

Mesa 6 - Experiências participativas/colaborativas para pesquisa e documentação de línguas minoritárias

Ementa: A mesa deve discutir diferentes experiências em pesquisas e documentação participativas/colaborativa de línguas minoritárias. Espera-se que os participantes abordem pontos como perspectivas teóricas, instrumentos e metodologias, processos de documentação, mobilização das comunidades, formação de pesquisadores, entre outras.

Convidados

• Ronice Quadros -- UFSC
• Cléo V. Altenhofen -- UFRGS
• Takumã Kuikuro -- indígena tradutor e cineasta
Coordenadora: Bruna Franchetto (UFRJ)